October 9, 2015

Filmes clássicos e infelizes sobre a Tragédia de Hiroshima


    Olá, Como vocês estão? Hoje vou falar sobre dois filmes (Filmes em Animação) que tem como tema a tragédia que ocorreu em Hiroshima e Nagasaki, Era 6 de agosto de 1945 quando Hiroshima sofreu a primeira explosão nuclear da história da humanidade, A bomba atômica destruiu praticamente toda a cidade de Hiroshima sobrando apenas poucos sobreviventes que sofreram sérios efeitos colaterais devido a radiação causada pela bomba. A guerra entre o Japão e EUA acabou há 70 anos atrás, Mas as sequelas ainda permanecem, a dor ainda é existente entre os familiares das vitimas que morreram na explosão, Os filmes relatam o terror vivido pelos sobreviventes e a miséria que se propagava pela cidade na época, ambos filmes terminam com um grande final infeliz. Os títulos são: Gen - Pés Descalços e Túmulo Dos Vagalumes, Sei que grande parte das pessoas não gostam de spoilers, certo? Então fiz uma pequena descrição dos filmes, tentei não revelar muitos detalhes pra não decepcionar quem ainda não assistiu. v(=∩_∩=)フ

TÚMULO DOS VAGALUMES (HOTARU NO HAKA) È um dos clássicos mais assistidos no japão e conta a história de dois irmãos Seita e a pequena Setsuko, O pai deles é convocado para lutar e defender seu País e a mãe morre na explosão deixando eles orfãos, Após a morte da mãe Seita reconhece que tem o dever de cuidar e proteger sua pequena irmã, ao decorrer do filme a história é focada na miséria em que os irmãos se encontram, pois não possuem teto nem comida e nem mesmo água, então eles são obrigados a morar com sua "tia" que logo despreza os dois que acabam indo morar em um lugar supostamente abandonado onde é o "Túmulo dos vagalumes", Infelizmente devido a fome e a falta de cuidados higiênicos a pequena Setsuko acaba ficando doente e Seita faz de tudo para que sua irmã se recupere até mesmo roubar comida para alimenta-la, porém, a história que parecia ter esperança recebe um triste final infeliz. O filme ainda não foi lançado no brasil, possui também um Live Action.
GEN - PÉS DESCALÇOS (HADASHI NO GEN) Lançado em 1983 é um clássico baseado em experiências vividas pelo próprio autor, Nakazawa. O filme relata a sobrevivência do garoto Gen, que tem seu Pai, sua irmã e seu irmão mortos devido ao desabamento de sua casa causado pelo impacto da explosão, Apenas a mãe de Gen que esta gravida sobrevive, antes de morrer o pai de Gen o faz prometer que iria fazer de tudo para cuidar da sua Mãe e do bebê que iria nascer em breve, Gen viu as pessoas ao seu redor serem desfiguradas e mortas pela explosão até mesmo sua colega que estava ao lado, Cenas que se destacam é quando o próprio Gen se vê afetado pelos efeitos colaterais do bombardeamento (Não vou citar detalhes) e também quando ele faz homenagem ao seu irmão Shinji que morre logo no inicio do filme, Assim como o Túmulo dos Vagalumes esse também ganhou um final bem triste, Cheguei a conclusão que esse foi o filme mais lindo e triste que assisti sobre a tragédia de Hiroshima até agora. Gen pés descalços tem uma série de Mangás em 10 volumes.

COMENTE COM O FACEBOOK
0 COMENTE COM O BLOGGER

No comments:

No comments:

Post a Comment